Recentemente uma parceria entre os Correios e a empresa espanhola Indra possibilitou que algumas tecnologias assistivas fossem disponibilizadas gratuitamente para evitar a utilização de mouse e teclado físicos, tendo como foco apoiar pessoas com algum tipo de deficiência motora. Os sistemas disponibilizados são: Headmouse e o teclado virtual. No entanto, vou comentar apenas sobre o Headmouse.
Download
As matérias que li divulgando a parceria não divulgaram o link para download do Headmouse. Fica a dica pra quem quiser prestar serviço. O instalador tem cerca de 500 KB, muito leve.
Requisitos do computador
O programa requer uma webcam, que, virada para a pessoa que está usando o computador, identifica para onde o rosto está apontando.
Como funciona
A partir da identificação de onde estão os olhos, sobrancelhas e para onde o rosto está apontando, é possível mover o ponteiro, clicar e arrastar através de ações como piscar de olhos e abrir a boca.
Utilização
Achei difícil executar alguns movimentos finos e interagir com alguns elementos de interface pequenos como botões de minimizar, maximizar e fechar. Fechei meu navegador algumas vezes sem querer quando a ideia era minimizá-lo. Mas, com cerca de uma hora de utilização a coisa ficou um pouco mais fácil. Essa exploração resultou em um pouco de cansaço no pescoço, mas nada comparado ao uso de piscadas para disparar cliques.
Depois de configurar a ação de abrir a boca para executar o clique, a utilização do Headmouse ficou bem menos cansativa. Outra dica é configurar a ferramenta de forma que o piscar seja interpretado como ação somente se o olho ficar fechado por 1,5 segundo. Talvez esse pudesse ser a configuração padrão da instalação. Fica a sugestão de trabalho de conclusão de curso para quem quiser trabalhar com acessibilidade e testar tecnologias de assistivas.
Para o duplo clique foi mais complicado. Nem reduzindo a velocidade do duplo clique ao máximo consegui abrir arquivos. Talvez aí pudesse ser executado o enter via teclado virtual.
Por fim, acho que o Headmouse pode ajudar significativamente pessoas com deficiência motora a usarem o computador de maneira mais eficiente, mesmo com uma curva de aprendizado razoável.