Celulares no Brasil e impacto no desenvolvimento Web

Em agosto deste ano a Anatel divulgou que a sua base de dados atingiu 164,5 milhões de celulares. Mas, por quê isto é importante? Vamos por partes.

Segundo estimativas do relógio populacional do IBGE, somos quase 192 milhões de brasileiros. Uma conta direta pode levar-nos a pensar que, aproximadamente, 85% dos brasileiros têm telefone celular. Certo? Não. Vamos com calma.

Primeiro: posse e uso do telefone celular não compõem uma relação 1 pra 1. Por exemplo, dados de 2008 do CETIC.br apontam que 67% dos brasileiros são usuários de telefone celular, mas 52% dos brasileiros possuem telefone celular.

Segundo: a teledencidade, que é o número de registros de telefone celular para cada 100 habitantes, é de aproximadamente 90 na região Sul, 97 na região Sudeste e 105 na região Centro-oeste. Isso mesmo, no Centro-oeste temos mais registros de celulares na base da Anatel do que habitantes!

Assim, deixemos um pouco de lado o celular. Vamos pensar em computadores. No Brasil temos que 75% dos domicílios não contam com computador e que 82% dos domicílios não possuem acesso à Internet.

Agora vamos considerar alguns impactos disso tudo. Se pensarmos em desenvolver um sistema disponível na Web e queremos que ele seja usado pela população brasileira (lembre-se: quase 192 milhões e uma diversidade que deve ser levada em conta), teremos uma grande chance de popularização se ponderarmos quais são os dispositivos que podem servir de porta de entrada.

Desenvolver um sistema que se adéque às diferenças presentes na nossa população é um ponto-chave para sua disseminação. Portanto, considerando a posse e uso do telefone celular e o aumento de poder computacional dos dispositivos móveis, só reforçamos o ponto trazido pela Análise de TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) em domicílios feita pelo CETIC.br que aponta que o telefone celular é um dos principais vetores de inclusão da população brasileira ao uso de TICs.

Apesar disso tudo, preços de serviços oferecidos via celular ainda são preocupantes e muitas vezes uma barreira para que isso se torne realidade. Um reflexo disto é que 82,06% dos celulares utilizados no Brasil são pré-pagos e que menos de um quarto dos usuários de telefones celulares enviam/recebem conteúdo multimídia (i.e., fotos, vídeos, músicas)

Mesmo assim, com todas as dificuldades, ao pensar em um sistema disponível na Web é no mínimo interessante ter uma porta para interação via celular.