Acessibilidade é para você?

Comumente, acessibilidade é associada somente a tipos de deficiência e isto, infelizmente, acaba distanciando a acessibilidade das pessoas que não têm deficiência, mas que se beneficiam da acessibilidade e acham que não precisam dela.

A acessibilidade também está relacionada a questões dependentes do contexto de uso. O celular é um exemplo interessante de redundância de sentidos, pois a "campainha" considera visão, audição e tato. Assim, dependendo do lugar que você estiver, pode configurá-lo para ativar determinado sentido. Você pode colocá-lo para vibrar, caso esteja em um lugar barulhento (e.g., show ou balada), ou pode colocá-lo para tocar normalmente no dia-a-dia.

Outro exemplo: um colega me contou que descobriu recentemente que tinha um tipo de daltonismo. Ele descobriu quando sua mãe pediu para baixar o fogão do alto para o médio. Então, quando ele foi girar o botão do fogão, perguntou: "Onde é o médio?". E sua mãe respondeu: "É nesse que está marcado um gráfico na metade". E ele: "Mas qual gráfico?". A questão aqui é que o contraste entre a cor de fundo do fogão, branco, com o gráfico, bege, não era distinguível por ele. Ou seja, para ele as cores de fundo e frente eram a mesma coisa.

No tópico sobre acessibilidade do WARAU você pode verificar mais exemplos relacionados ao contexto de uso.

Em suma, existem questões de contexto de uso que desconhecemos e que ora ou outra necessitaremos de acessibilidade.

Se tiver curiosidade sobre como questões relacionadas ao daltonismo são importantes, seguem alguns links interessantes:

Teste de daltonismo envolvendo as cores verde e vermelha: http://www.colblindor.com/rgb-anomaloscope-color-blindness-test/

Teste de daltonismo usando organização de cores com base no matiz: http://www.colblindor.com/color-arrangement-test/

Simulador de daltonismo para imagens: http://www.colblindor.com/coblis-color-blindness-simulator/

Dicas para eliminar problemas encontrados por daltônicos na Web: http://wearecolorblind.com/articles/quick-tips/